domingo, 3 de novembro de 2013

Experiencias e incrementos

 
Conforme comentamos, realizamos as experiências com a aplicação de motores com pêndulos (pesos) pendurados no eixo.

 
Concluímos assim que os mesmos realmente efetuam um trabalho muito melhor referente a vibração, e atendem as nossas necessidades.
 
 
Iremos usar portanto dois motores para a vibração, cujo potência é 64 W alimentados em 12 Vcc.


Com essa nova classe de tensão tivemos que incrementar o nosso trabalho com novos componentes para poder adequar-se as novas realidades do projeto. Antes, tínhamos uma bobina alimentada no 127 V em corrente alternada, com 20 W de potência, solicitando uma corrente de aproximadamente 0,15 A. Agora temos dois motores que somam juntos uma potência de 128 W, alimentadas em 12 V em corrente continua. A corrente solicitada por esse novo circuito é de 10 A.
As coisas mudaram um pouco. Tivemos de imediato que comprar uma fonte para converter 127 Vca em 12 Vcc. E chegamos a pensar que não encontraríamos, pois seria difícil encontrar uma fonte potente assim para uma tensão tão baixa.
Depois de uma pesquisa minuciosa encontramos uma fonte que fornece 150 W, e 12 A nas suas saídas com uma tensão de 12 Vcc, cujo imagem é mostrada logo abaixo:

 
Essa fonte servira para alimentar em 12 Vcc uma total de cargas equivalentes a uma potência de 137 W.

 
Incrementamos ainda mais um variador de tensão para controlar a potência fornecida aos motores, e consequentemente a vibração da máquina. Antes usávamos um dimer para controlar a potência alternada fornecida da rede para a bobina. Abaixo esta expresso a foto deste dispositivo regulador da tensão junto ao motor:

 
Devido ao aquecimento gerado pelo motor, mediante ao seu compartimento mecânico, instalamos um ventilador de pequeno porte culler, para poder refrigerar os motores e a máquina. As imagens abaixo mostra melhor a instalação do culler:





 
Como pode ser observado, procuramos montar os circuitos elétricos usando componentes e dispositivos que facilitem a manutenção e uma possível modificação, além de proporcionar um visual mais agradável à estrutura interna da máquina. Esses dispositivos foram os terminais, fitas hellermans, borneiras do tipo sindal, spiratudo e cabos multiplexados (cabo PP).


 
Outra aplicação que construímos, que será melhor relatado em outra parte do trabalho, trata-se de um motor com um dispositivo mecânico alocado no seu eixo, que faz com que o recipiente com o líquido dentro balance melhorando o empenho da máquina. Esse motor é mostrado nas imagens a seguir:

 
Este também é alimentado em 12 V em corrente continua consumindo uma potência de 7 W. Possui um rotação de 44 Rpm e será alimentado também pela fonte de 12 Vcc / 150 W, sendo sua velocidade controlada por um outro variador de tensão instalado na máquina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário